Dores nos pés após a caminhada ou corrida

Pés dorido, inchados e exaustos são alguns dos sintomas que sentimos depois de praticar uma corrida ou caminhada, situação essa que acaba comprometendo os treinos futuros. Essas dores são causadas por lesões musculares nas articulações ou nos tendões, e quando isso acontece é preciso máxima atenção para a boa preparação antes de realizar as atividades físicas.

Separamos algumas dicas que pode ser útil para aliviar as dores nos pés após a corrida ou caminhada, confira:

Gelo

O tratamento de lesões com gelo é muito comum para quem realiza atividades físicas regularmente, isso porque o gelo diminui a transmissão e circulação de impulsos nervosos, reduz os desconfortos da região lesionada e o espasmo muscular. O ideal é colocar o gelo envolvido de uma toalha ou de um pano e aplicar na região dorida, fazendo movimentos circulares por, pelo menos, 20 minutos com um intervalo de 5 em 5 minutos para não queimar a pele.

Escalda-pés

Além de diminuir o stress, esse método também aumenta a circulação corporal, recupera e relaxa os músculos dos pés. O escalda-pés pode ser feito apenas com um balde com água quente (35º), óleos naturais e sal grosso, pois esses ingredientes possuem propriedades que aumentam a sensação de relaxamento. Depois de lavar os pés faça uma massagem com a toalha, já que isso alivia ainda mais a região.

Água quente

Colocar uma bolsa de água quente nos pés também é válido, visto que essa técnica melhora as articulações e proporciona a sensação de bem-estar.

Massagem

Massagem nos pés depois do treino intenso é capaz de aliviar a dor rapidamente, sendo que esse método melhora a inflamação no local e ajuda na remoção das dores logo no primeiro momento.

Caso as dores nos pés persistirem por mais de dois dias, ou intensificam ou os pés permanecerem inchados a procura por um médico é importante, pois, em alguns casos, a fisioterapia faz-se necessária para ajudar o indivíduo a pisar de forma adequada, fazendo com que volte o mais rápido possível aos seus treinos.