Dor muscular após os treinos

A dor muscular pós-treino ocorre devido ao micro rompimento das fibras musculares, mas depois de alguns dias o músculo começa a se reconstruir, e isso só é capaz com o repouso depois de realizar atividades físicas, pois, ao fazer isso, os tecidos musculares ficam mais fortes e até maiores do que eram antes, deixando-os capazes de levantarem mais pesos.

É importante entender que a dor que se sente depois dos treinos é diferente da dor que se sente quando está a fazer os exercícios. Os incómodos que ocorrem quando estamos em atividade (ardor) é uma dor boa, já a lesão que se instala depois de fazer exercícios é mais forte, comprometendo as articulações e músculos.

A diferença mais notável entre as duas é: a dor boa é momentânea, a dor após os treinos é mais intensa e pode impossibilitar o movimento de alguns membros. Geralmente, as dores após os exercícios físicos acometem pessoas que nunca praticaram atividades, devido ao corpo estar passando por um período de adaptação.

Para melhorar esses incómodos pós-treino basta colocar gelo na região, uma vez que o gelo cura as micro lesões. Outra dica é tomar um banho quente, pois o calor relaxa os músculos. Massagem no local lesionado também é válida, já que isso aumenta o fluxo sanguíneo e elimina as substâncias químicas inflamatórias.

Porém, o método mais eficaz para evitar as dores que se instalam depois de realizar atividades físicas é continuar praticando. Além disso, o alongamento também deve ser feito, pois o corpo precisa se aquecer antes de qualquer atividade. A alimentação também influencia nos nossos treinos, por isso, consuma fibras, carboídratos e proteínas antes e depois das atividades físicas.