10 benefícios de andar de bicicleta

A prática de atividades físicas está a tornar-se cada vez mais comum entre os Portugueses, pois além de trazer benefícios para o corpo, os exercícios também são capazes de garantir uma vida mais saudável. Atividades como caminhadas e corridas ainda são as mais realizadas pelas pessoas, porém, a bicicleta vem ganhando cada vez mais espaço neste novo estilo de vida.

A bicicleta foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o veículo ecologicamente mais sustentável do mundo, já que pode ser usado como alternativa para ir ao trabalho, estudar ou realizar algum exercício durante o dia.

Além disso, a bicicleta também é capaz de trazer diversas vantagens para a nossa qualidade de vida. Conheça 10 benefícios que se tem ao andar de bicicleta:

  1. Combate a depressão e o stress;
  2. Emagrece;
  3. Melhora a saúde do coração;
  4. Reduz o colesterol e triglicérides;
  5. Favorece a postura;
  6. Não polui o meio ambiente;
  7. Evita o gasto de grandes recursos financeiros;
  8. Fácil manutenção;
  9. Não coloca vidas em risco;
  10. Pode ser praticado por crianças, adultos e idosos.

Antes de começar a andar de bicicleta regularmente, a consulta com um profissional de saúde é indispensável, pois o médico deve avaliar o seu condicionamento e resistência física. Os acessórios de proteção também são importantes, já que esses utensílios auxiliam na boa execução da atividade e previne lesões.

Jamais deve andar de bicicleta em jejum, portanto, fazer uma refeição leve antes da atividade é válida, beber bastante água durante o exercício é essencial.